quarta-feira, 29 de maio de 2013

Projeto de Leitura - Como Fazer???

Hoje com muito orgulho, juntamento com a participação da Professora Reni, elaboramos um projeto de leitura para Escola Estadual Odete Fernandes Pinto da Silva, em Guarulhos no Jardim Bela Vista.
Além do meu orgulho por elabora e participar deste projeto, estou extremamente lisonjeado por ser auxiliado por uma professora que tanto tem contribuído para minha formação, como por sua incentivação imensurável.
Agradeço a Escola pelo incentivo, como também ao Vice Diretor Professor Fernando, que propôs a possibilidade desse trabalho.
Quero também compartilhar com meus futuros colegas de faculdade, como a outros que tenham interesse de realizá-lo. Segue modelo abaixo:


PROJETO DE LEITURA

Viagem ao Centro da Leitura.

Dando asas a imaginação.

Reni de Fátima Souza
William Gualberto Coimbra


2013
Projeto de leitura

Tema: Viagem ao Centro da Leitura
Subtema: Dando asas a imaginação
Problemática
            Com as crescentes inovações somos cobrados todos os dias pelas nossas capacidades e habilidades. Elas demonstram se estamos aptos ou não para o mercado de trabalho, e um meio para identificá-las está em nossa capacidade leitora, Entretanto questionamo-nos: Como melhorá-las? Como atingir capacidade leitora suficiente para o mercado de trabalho? O que fazer para que a leitura torne-se um hábito e não uma obrigação?
Justificativa
            Preocupando-se em melhorar a formação de nossos alunos e torná-los hábeis leitores, propõe-se uma maior intimidade com a leitura. Esta intimidade fará com que o discente aprimore sua visão de mundo e possa refinar sua criticidade, observando avidamente as situações e ponderando na necessidade e desenrolar dos fatos. Outro ponto com bastante relevância é observar que para o mercado de trabalho, o ser que não puder interpretar e reconhecer o que esta sendo dito encontra-se despreparado. A interpretação dos fatos se faz pelo enriquecimento e aumento do repertório lingüístico, como também por meio semântico. Este repertório só poderá ser adquirido com uma forte fluência na leitura de diversos gêneros e fruição dos vocábulos que lhe são desconhecidos. Para que isso ocorra existe a necessidade de um contato aprofundado com os livros e também entre os meios em que podem ser divulgados, para obtermos mais leitores que o farão pelo gosto e não apenas por obrigação.
Objetivo Geral
            Capacitar os alunos nas práticas de leitura, bem como habilidades de produções textuais.
Objetivo Específico
·        Envolver os alunos nas práticas de leitura;
·        Colocar os alunos em contato com diversos de gêneros textuais;
·        Aumentar a capacidade de raciocínio perante os textos e obras apresentadas;
·        Observar os diferentes recursos utilizados e apresentados nas obras e textos;
·        Produzir textos a partir de impressões das obras e textos lidos;
·        Propiciar um ambiente dialógico e dialético, onde o aluno possa fazer inferências e intertextualidades;
Metodologia
      Durante as aulas de Língua Portuguesa, reservar um dia específico para trabalhar o projeto, tanto em sala de aula, sala de vídeo, Acessa Escola, como na sala de leitura ou em qualquer ambiente propicio; sendo que para a utilização da sala de leitura, vídeo ou Acessa Escola faz-se necessário a reserva antecipada.
      Recursos
·        Humano;
·        Audiovisuais;
·        Livros;
·        Internet;
·        Jornais;
·        Revistas;
·        Insumos;
Duração
            04 bimestres.
Avaliação
      Para avaliação do projeto, serão utilizadas, produções textuais dos alunos, dramatizações, relatórios de impressões, produção de HQ, charges, paródias além da confecção e exposição dos trabalhos realizados na escola entre outros.

____________________________                                                _________________________
              Direção                                                                   Vice Direção

_______________________________________________________________________________               
Coordenação


_____________________________                               ___________________________________
Prof. Reni de Fátima Souza                                    Prof. William Gualberto Coimbra

Tendo mais a oferecer compartilharei

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Educação na Miséria - Chegamos ao fim

Hoje, quando cheguei ao meu trabalho sentei para ler a Folha de S. Paulo, com o intuito de atualizar-me sobre as novas mundiais; porém me deparo tristemente com a seguinte matéria de capa "Miséria ainda persiste na educação, diz índice oficial."
É incrível num país, onde se propaga tanto o combate a pobreza, tenhamos chegado ao fundo do istmo na área educacional. Nosso maravilhoso Governo Federal, com uma estrutura muito bem organizada e pensada, resolveu aumentar os recurso do Bolsa Família, porém esqueceu-se da educação, fazendo que o orçamento de nossa pobre população (que recebem os recursos federais) subisse para 67% o que equivale a 24 milhões.
A pobreza no Brasil é calculada pelo IDF (Índice de Desenvolvimento Familiar), divide a pobreza em seis itens:

  • vulnerabilidade da família;
  • disponibilidade de recursos;
  • desenvolvimento infantil;
  • condições habitacionais;
  • acesso ao trabalho;
  • acesso ao conhecimento;
Porém os recursos da Educação não são suficiente, gerando todo este mal estar. O Bolsa Família vem como um mascarador, estamos criando pessoas interessadas apenas em recursos fáceis, quando podíamos utilizar os recursos para melhorar as áreas de emprego e educação.
Antigamente reclamava-se pela falta de emprego, hoje ouvimos pessoas reclamando, que o valor do Bolsa Família de R$ 140,00 não é suficiente para compra a calça jeans de seu filho (R$ 300,00).
Está na hora da sociedade brasileira acordar e ir em busca de condições de manter suas famílias, sem recursos federais, mas pelo suor de seu próprio esforço.
SE LIGA BRASIL!!!!!!!
Vejam a reportagem no link abaixo
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/05/1285016-maior-renda-nao-erradicou-miseria-social.shtml

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Agradecimento

Quero agradecer ao meu amigo, colega e companheiro de estudos, o Sr. Luiz Felipe Santos, pela generosa contribuição ao meu acervo pessoal, bem como corroborador de meu aprimoramento intelectual.
Assim que começar a leitura, compartilharei minhas impressões sobre a obra abaixo.


Boa Noite


domingo, 19 de maio de 2013

Trilhas de um Caminho



Verdade, palavra que dói quando se há mentira. Mentira, palavra embalsamada de luxúria quando bem dita.
Em qual direção a vida deve rumar? Trilhar a verdade pode gerar sofrimento, mas livramento da alma, porém caminhar à mentira, viverá em fantasias e ao final da vida sofrerá de agonia.
Tristeza sentimento de pandemia enquanto o mundo enche-se de euforia. Euforia, estado em que se perde por segundos a consciência e entramos em estágio de afetação.
O que devemos escolher: se os caminhos tendem - se a perdição? Como definir o que é certo, se tudo é certo e errado de visão?

William

Língua Portuguesa

Alguns meses atrás descobri no Facebook uma iniciativa enriquecedora a todos os usuários dessa rede social, a página Língua Portuguesa. A administradora Céu Pimentel realiza diariamente buscas por noticias e informações sobre nossa língua, além de repassar conteúdos criativos e interessantes sobre nossa Gramática. Porém nesta última sexta-feira, Céu Pimentel, recebeu da organização do Facebook uma aviso dizendo que a página foi denunciada.
Deixo aqui minha solidariedade a Céu Pimentel, bem como ao pobre ser que denunciou a página, cuja a principal função é enriquecer o conhecimento e nos deixar atualizados de nossa própria língua, minha indignação.
Parabenizo a administradora da página e se possível contribuirei para que esta página continue em atividade.
Aproveito a oportunidade e deixo o link para que possam usufruir dos conhecimentos :www.facebook.com/linguaportuguesa07

sábado, 18 de maio de 2013

Enem 2013

Ir para página inicial do portal PDE - Enem

Galera do meu Brasil!
As inscrições do Enem 2013 já estão disponíveis. O período de inscrição é de 13 a 27 de maio de 2013 e as provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de Outubro.
Vale ressaltar que muitas universidades estão utilizando as notas do enem para ingresso nos cursos de graduação, bem como as notas dão a oportunidade de participar dos programas Prouni e Sisu.
É uma boa oportunidade de fazer uma universidade, acesse o link e faça sua inscrição, http://www.enem.inep.gov.br

Curso de Frances online

Visitando o site do Ministério da Educação na data de hoje, descobri uma parceria do MEC com Ambafrance, que disponibiliza um curso online de francês que possui 24 módulos, composto de vídeos, exercícios e gramática.
Creio ser uma ótima oportunidade de aprender francês, além de ser gratuito, aproveitem e cliquem no site abaixo se houver interesse.
http://francoclic.mec.gov.br/index.php

50 fábulas da China fabulosa.

Fábulas: É a aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como fala, costumes, etc. Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero muito versátil, pois permitem diversas maneiras de se abordar determinados assuntos. (texto extraído www.wikipedia.org/wiki/fábula).
Recentemente, fui agraciado com a oportunidade de ler um livro chamado de "50 fábulas da China fabulosa". A obra é organizada e traduzida por Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz, onde os organizadores trabalharam de 2005 a 2006 reunindo diversos compêndios em chinês para produzir seu trabalho.
Contrariando a origem da fábula, cujo à criação estaria atribuída a Esopo, fabulista grego; este gênero literário foi e é utilizado pelos chineses para repassar alguns ensinamentos. Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz afirma em sua coletanea: " Mas o que é fábula, afinal? ...é considerada uma história curta que traz uma lição de moral ao leitor. E Esopo é o primeiro nome que vem a mente quando se cita um autor desse gênero.
Acontece que essa definição parece insuficiente no caso das fábulas chinesas. Sobretudo porque essa lição de moral nem sempre está presente. Ou, então, não existe uma lição de moral, mas dezenas, centenas, tantas quanto o leitor encontrar, dentro das marcas propostas pelo autor. Algumas questões colocadas pelas fábulas chinesas permanecem atuais, especialmente por assumir uma tendência relativista também encontrada no Ocidente.(...)
Com uma diferença: no Ocidente, existe uma distinção entre fábula e parábola; enquanto em chines só existe uma palavra - yùyán - para essas histórias com propósito moral, a fim de expor, satirizar ou persuadir alguém em relação a alguma verdade, através de personagens representados por pessoas ou animais."