Hoje com muito orgulho, juntamento com a participação da Professora Reni, elaboramos um projeto de leitura para Escola Estadual Odete Fernandes Pinto da Silva, em Guarulhos no Jardim Bela Vista.
Além do meu orgulho por elabora e participar deste projeto, estou extremamente lisonjeado por ser auxiliado por uma professora que tanto tem contribuído para minha formação, como por sua incentivação imensurável.
Agradeço a Escola pelo incentivo, como também ao Vice Diretor Professor Fernando, que propôs a possibilidade desse trabalho.
Quero também compartilhar com meus futuros colegas de faculdade, como a outros que tenham interesse de realizá-lo. Segue modelo abaixo:
PROJETO DE LEITURA
Viagem
ao Centro da Leitura.
Dando
asas a imaginação.
Reni de Fátima Souza
William Gualberto Coimbra
2013
Projeto de leitura
Tema: Viagem
ao Centro da Leitura
Subtema: Dando
asas a imaginação
Problemática
Com
as crescentes inovações somos cobrados todos os dias pelas nossas capacidades e
habilidades. Elas demonstram se estamos aptos ou não para o mercado de
trabalho, e um meio para identificá-las está em nossa capacidade leitora,
Entretanto questionamo-nos: Como melhorá-las? Como atingir capacidade leitora
suficiente para o mercado de trabalho? O que fazer para que a leitura torne-se
um hábito e não uma obrigação?
Justificativa
Preocupando-se em melhorar a
formação de nossos alunos e torná-los hábeis leitores, propõe-se uma maior
intimidade com a leitura. Esta intimidade fará com que o discente aprimore sua
visão de mundo e possa refinar sua criticidade, observando avidamente as situações
e ponderando na necessidade e desenrolar dos fatos. Outro ponto com bastante
relevância é observar que para o mercado de trabalho, o ser que não puder
interpretar e reconhecer o que esta sendo dito encontra-se despreparado. A
interpretação dos fatos se faz pelo enriquecimento e aumento do repertório
lingüístico, como também por meio semântico. Este repertório só poderá ser
adquirido com uma forte fluência na leitura de diversos gêneros e fruição dos
vocábulos que lhe são desconhecidos. Para que isso ocorra existe a necessidade
de um contato aprofundado com os livros e também entre os meios em que podem
ser divulgados, para obtermos mais leitores que o farão pelo gosto e não apenas
por obrigação.
Objetivo Geral
Capacitar os alunos nas práticas de
leitura, bem como habilidades de produções textuais.
Objetivo Específico
·
Envolver os alunos nas práticas de
leitura;
·
Colocar os alunos em contato com diversos
de gêneros textuais;
·
Aumentar a capacidade de raciocínio
perante os textos e obras apresentadas;
·
Observar os diferentes recursos utilizados
e apresentados nas obras e textos;
·
Produzir textos a partir de impressões das
obras e textos lidos;
·
Propiciar um ambiente dialógico e
dialético, onde o aluno possa fazer inferências e intertextualidades;
Metodologia
Durante as aulas de Língua Portuguesa,
reservar um dia específico para trabalhar o projeto, tanto em sala de aula,
sala de vídeo, Acessa Escola, como na sala de leitura ou em qualquer ambiente
propicio; sendo que para a utilização da sala de leitura, vídeo ou Acessa
Escola faz-se necessário a reserva antecipada.
Recursos
·
Humano;
·
Audiovisuais;
·
Livros;
·
Internet;
·
Jornais;
·
Revistas;
·
Insumos;
Duração
04 bimestres.
Avaliação
Para avaliação do projeto, serão
utilizadas, produções textuais dos alunos, dramatizações, relatórios de
impressões, produção de HQ, charges, paródias além da confecção e exposição dos
trabalhos realizados na escola entre outros.
____________________________
_________________________
Direção
Vice Direção
_______________________________________________________________________________
Coordenação
_____________________________ ___________________________________
Prof.
Reni de Fátima Souza Prof.
William Gualberto Coimbra
Tendo mais a oferecer compartilharei
Nenhum comentário:
Postar um comentário