Fábulas: É a aglomeração de composições literárias em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como fala, costumes, etc. Estas histórias terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. É um gênero muito versátil, pois permitem diversas maneiras de se abordar determinados assuntos. (texto extraído www.wikipedia.org/wiki/fábula).
Recentemente, fui agraciado com a oportunidade de ler um livro chamado de "50 fábulas da China fabulosa". A obra é organizada e traduzida por Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz, onde os organizadores trabalharam de 2005 a 2006 reunindo diversos compêndios em chinês para produzir seu trabalho.
Contrariando a origem da fábula, cujo à criação estaria atribuída a Esopo, fabulista grego; este gênero literário foi e é utilizado pelos chineses para repassar alguns ensinamentos. Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz afirma em sua coletanea: " Mas o que é fábula, afinal? ...é considerada uma história curta que traz uma lição de moral ao leitor. E Esopo é o primeiro nome que vem a mente quando se cita um autor desse gênero.
Acontece que essa definição parece insuficiente no caso das fábulas chinesas. Sobretudo porque essa lição de moral nem sempre está presente. Ou, então, não existe uma lição de moral, mas dezenas, centenas, tantas quanto o leitor encontrar, dentro das marcas propostas pelo autor. Algumas questões colocadas pelas fábulas chinesas permanecem atuais, especialmente por assumir uma tendência relativista também encontrada no Ocidente.(...)
Com uma diferença: no Ocidente, existe uma distinção entre fábula e parábola; enquanto em chines só existe uma palavra - yùyán - para essas histórias com propósito moral, a fim de expor, satirizar ou persuadir alguém em relação a alguma verdade, através de personagens representados por pessoas ou animais."
Tenho um amigo que escreveu um livro incrível, Fábulas Farsas.
ResponderExcluirFiz uma matéria na abertura com um vídeo da apresentação da Grace Gianoukas (Terça Insana), que eu mesmo gravei...
Acho que vc vai gostar, e se bobear ainda tenho o livro aqui...
Dá uma olhada...
http://krishnathor.blogspot.com.br/2009_09_01_archive.html
Muito Obrigado, vou ver sim
ExcluirVi sua postagem e adorei, obrigado pela contribuição
Excluir